Capitao Leonidas Marques
20º C




A Rádio Hawai






Cidadãos e meio ambiente são beneficiados com recuperação de nascentes .


Postada em: 03/06/2016 às 12:41:44




Muito se sabe sobre a importância da água na saúde do ser humano. Diante da necessidade de melhorar sua qualidade, o Programa Água Pura ganhou Certificado de Reconhecimento do 3º PGP-PR.


Em 2013, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Capitão Leônidas Marques percebeu, a partir de relatos dos habitantes da zona rural, que a água para consumo deveria ter sua qualidade melhorada. Levando em consideração outras questões do município, a opção adotada foi o trabalho de recuperação de nascentes.


O projeto estabelece como objetivo restaurar os mananciais, fazendo o desassoreamento e a proteção, disponibilizando água de qualidade para os cidadãos. Com a iniciativa, o meio ambiente também é protegido, já que a mata nativa nas proximidades das cabeceiras é preservada no seu processo de regeneração.


Processo


 A atuação do Programa inicia-se com o pedido de recuperação, feito pelo proprietário do terreno onde se encontra a nascente, junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Depois da solicitação, a equipe responsável pela melhoria agenda visita para avaliação das condições locais.


No dia da execução do projeto, o trabalho inclui limpeza da fonte e de seus arredores, instalação de pedras basálticas, que atuam como filtros, e fixação de estrutura com canos, que levam a água para a casa do proprietário e desempenham a função de esgotamento de emergência.


O tempo necessário para o procedimento varia de acordo com as particularidades de cada nascente. Pode-se dizer, no entanto, que com um dia de trabalho da equipe é possível restaurar um manancial. A média semanal é de duas recuperações, possibilitando alcançar os objetivos estabelecidos.


Benefícios


A ação promove, ainda, a consciência e a educação ambiental entre os moradores de Capitão Leônidas Marques.Os maiores beneficiários dessa iniciativa são os proprietários dos terrenos, que passam a ter acesso a água de melhor qualidade. O meio ambiente também é beneficiado com o programa, que, até agora, recuperou 150 nascentes – número que supera a ideia inicial, indicando o sucesso do projeto.


Fonte: SINDAFEP



Deixe seu Comentário