Capitao Leonidas Marques
30.5º C




A Rádio Hawai






Nascente de número 246 é recuperada através do programa Água Pura em Capitão Leônidas Marques.


Postada em: 01/07/2016 às 17:21:22




Tendo em vista a preocupação com o meio ambiente, no ano de 2013 a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciou o trabalho de recuperação de nascentes no município de Capitão Leônidas Marques. Naquela época foi realizada a primeira recuperação de nascente, esta na Linha São Jorge.


De lá para cá, o projeto se expandiu e tomou uma grande proporção  a idéia inicial que era de recuperar 50 nascentes, teve uma  grande aceitação da população e a partir daí, esse número aumentou e chegou á 200 nascentes recuperadas  até o fim de 2015.


Para 2016 a expectativa é de aumentar o numero para 300 nascentes recuperadas, e não falta muito para isso acontecer.


Na tarde desta sexta feira(01), foi recuperada a nascente de número 246, os trabalhos foram realizados na propriedade do agricultor Egidio Zanpieri que fica localizada na comunidade da Linha Princesa Isabel.


A nova nascente terá a vazão aproximadamente  de 5 mil litros de água por dia, o suficiente para abastecer mais que uma propriedade rural.


Para a realização do projeto , a colaboração e o trabalho das equipes da prefeitura, do proprietário beneficiado e demais vizinhos da propriedade é essencial.


O projeto virou tema em salas de aulas do município onde os alunos podem acompanhar de perto e aprender como se recuperar as nascentes.


O Programa água Pura, rendeu ao município de Capitão dois prêmios por se um dos melhores programas no estado do Paraná.


Para se ter uma idéia do tamanho do projeto a Sanepar fornece para o município de Capitão Leônidas Marques  cerca de 2 milhões de litros de água por dia, todas as minas recuperadas juntas, vertem mais  3,5 milhões de litros de água por dia, o que mestra o bom desempenho aplicado no município e que ainda contribui com a natureza.


Departamento de jornalismo Radio Hawai.



Deixe seu Comentário